Educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, conta com a obrigatoriedade de matrícula a partir da Emenda Constitucional nº. 59/2009. Nesta etapa não se utiliza de processos avaliativos para a promoção ou retenção das crianças. Essas características do atendimento à Educação Infantil, centrais no modo como a etapa se configura, são derivadas das peculiaridades de cada criança.

   A avaliação, feita pelo professor/pela professora, torna-se um modo de acompanhar as crianças em uma perspectiva processual. A avaliação não tem o objetivo de aferir o desempenho das crianças, mas, sim, de se constituir como um instrumento de reflexão sobre suas aprendizagens e também de busca dos melhores caminhos para orientar a continuidade da prática pedagógica.

   A apropriação e a construção de conhecimentos pelas crianças efetivam-se pela participação delas em diferentes práticas culturais, intencionalmente organizadas pelo professor e pela professora, no cotidiano, nas quais interagem com parceiros/as adultos e companheiros/as de idade. Para isso, o Instituto Olavo Bilac conhece e trabalha com as culturas plurais, dialogando com a riqueza e diversidade das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações culturais, fortalecendo formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades de cada um.

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